Turma do Feijão de Corda

O que Fazer Hoje?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

16/12 - Auto de Natal

Auto de Natal será encenado dia 16 na Concha Acústica 

O nascimento de Jesus, acontecimento que marcou a história da humanidade há 2010 anos, ganha roupagem moderna, no próximo dia 16, no Auto de Natal a ser apresentado na Concha Acústica da UFC.

Um elenco composto por 16 pessoas, entre servidores técnico-administrativos, docentes e filhos de servidores, subirá ao palco sob comando do diretor Fernando Piancó. A programação natalina da Reitoria, que inclui apresentação da Orquestra de Flautas da UFC e outras atrações, será aberta, às 18h, pelo Reitor Jesualdo Farias.

É o segundo ano em que o Auto de Natal é encenado na Universidade. No ano passado, o espetáculo foi apresentado em meados de dezembro e, na Noite de Natal, foi transmitido pela Rádio Universitária FM. Diante da boa receptividade do público, o espetáculo volta ao palco com muitas novidades.

O texto que inspira o Auto é de autoria de André Sousa Pimentel e Maria Rita Freire Costa, com adaptação de Fernando Piancó. “Introduzimos, no início do Auto, fragmentos de diálogos da peça ´Esperando Godot´, de Samuel Beckett, e o elenco entra com a ária “La Gioconda – Suicidio”, na voz de Eva Marton, fazendo personagens/figuras sombrias, disformes e sem perspectivas, que carregam lixo nas roupas e nas suas vidas”, explica Fernando Piancó.

“A expressão ´Esperando Godot´ era bastante utilizada em tempos passados para indicar algo impossível, ou uma espera infrutífera. No Auto de Natal, esta espera começa a mudar com a chegada da Estrela Guia, uma luz que anuncia a chegada do Menino Jesus e, mais tarde, com o surgimento dos Reis Magos – Baltazar, Gaspar e Belchior – que prenunciam o que Jesus irá dizer no futuro”, completa o Diretor.

Os personagens são figuras com interesses e sentimentos mesquinhos, que se transformam aos poucos com a chegada do Menino Jesus. A encenação é enriquecida com músicas clássicas e populares. que incluem composições de Tchaikovisky, Bach, Listz, passando pela tradicional Noite Feliz e culminando com Roberto Carlos cantando Jesus Cristo. O Auto de Natal encerra as atividades do grupo de teatro dos servidores da UFC no ano de 2010.

A produção é de Elízio Cartaxo, com assistência de produção de Francisco Bandeira, apoio e contra-regra de Juraci Andrade. O elenco é assim composto: Antonio Marcone, Ariane Falcão, Beth Rocha, Elizio Cartaxo, Francisco Bandeira, Irana Soares, Irandra Soares, Isadora de Andrade, Luan Paulino, Marcia Menezes, Marcia Silveira, Otoni Maciel, Sandra Pinheiro, Silvia Marta Costa, Sonia Almeida e Vera Maia.

Fonte: Elizio Cartaxo, Diretor do Núcleo de Produção e Programas Culturais do Departamento de Desenvolvimento Humano da Superintendência de Recursos Humanos da UFC - (fone: 85 3366 7412)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou dessa página?!?! Deixe seu comentário aqui.