Turma do Feijão de Corda

O que Fazer Hoje?

sábado, 10 de julho de 2010

Um Violinista no Telhado - 1971



Adquiri o hábito de procurar filmes pela internet e, fuçando em sites por aí, me deparei com um chamado "A Fiddler on the Roof" (Um Violinista no Telhado). Lembrei-me de já ter ouvido falar nele mas não consegui lembrar onde nem quem havia me dito sobre ele e decidi baixá-lo mesmo assim. Qual foi o meu susto ao vir que era um musical! Mas não era um desse musicais chatos onde a pessoa fala bom-dia ou vai pedir um prato de comida cantando. Nem um desses onde um pôr-do-sol faz a pessoa ter um arroubo de felicidade e sair dançando por aí, não. É simples e a música soa tão natural que só algumas vezes dá pra se notar que é um musical, como se não pudesse haver filme sem ela. Pela fluidez do filme, creio que agradará mesmo a quem não gosta nem de musicais nem de filmes ditos alternativos.

Na Rússia pré-revolucionária, o leiteiro Teyve (Topol) nos introduz à sua aldeia em Anatevka, suas tradições judias e sua família. A história básica do filme é sobre mudanças: no mundo, nas tradições, em si mesmo; simples, sutil e eficaz como um bom filme tem que ser.
Depois de assisti-lo fui procurar na Internet sobre o filme: era um musical da Brodway. Uma versão dos contos de Sholom Aleichem, um escritor judeu de contos e sátiras. Ganhou Oscar, Globo de Ouro e algo mais.
Ah, e pra quem quiser sair durante o filme pra ir ao banheiro ou beber água: existe um entreato (é assim que se escreve?!) de 2 minutos depois de 1h de filme. Dá pra se sentir em um teatro vendo uma ópera, um musical na brodway...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou dessa página?!?! Deixe seu comentário aqui.